Sobre
Mukaturu
O curso Mukaturu, que na língua nheengatu significa cuidado, foi elaborado pelo Instituto Aleema e desenvolvido pelo Departamento de Mulheres da FOIRN em parceria com o Instituto Socioambiental. Tem como objetivo trabalhar a conscientização sobre os hábitos de vida e de alimentação, fortalecer e resgatar a alimentação tradicional.
Como foi pensado o Mukaturu
O curso foi organizado em dois módulos presenciais de vivências baseadas na técnica do sociodrama e aulas gravadas com a Dra. Nazira, assim possibilita que as mulheres passem por um processo reflexivo para o autocuidado, articulação e
multiplicação em suas
relações sociais. Como as maiores provedoras do cuidado cotidiano nas comunidades tornam-se multiplicadoras do conhecimento sobre autocuidado individual e coletivo.
a professora
Nazira Scaffi- graduada em medicina em 1985 e mestre em Saúde Coletiva pela UFMS, especialista em Homeopatia, Ginecologia – Obstetrícia pelo CRM-MS e Terapia - Educação em Sexualidade pelo Cesex- Brasília e sócio psicodramatista pela FEBRAP.
Saúde mental e física
O projeto não pretende esgotar a temática que, para as mulheres do Rio Negro, abrange a aspectos de saúde mental e física, mas também a preservação de seus conhecimentos e sua tradição. Mas sim, ser o primeiro passo para trabalhar as questões de autocuidado na região.
Tendo em vista a atual questão sanitária, para reduzir os riscos de transmissão da COVID-19, os encontros foram pensados para um número reduzido de participantes representantes das 5 regionais da FOIRN, com os devidos cuidados de distanciamento, uso de máscara e utilização de espaços abertos e arejados.